O Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE) é um projeto futuro, parte da tese de doutorado em Difusão do Conhecimento (PPGDC) desenvolvida pela pesquisadora Eneida Santana, sob orientação dos professores Dr. Roberto Monteiro e Dra. Tereza Kelly Carneiro. Este projeto está vinculado à Linha 01 – Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação, que aborda a geração de conhecimento e sua relação com diferentes linguagens, processos cognitivos e informacionais. 

O objetivo deste estudo é apresentar um modelo de construção do conhecimento baseado em redes complexas, alimentado por dados abertos abertos, com o intuito de identificar semelhanças entre escolas. A motivação para essa iniciativa surgiu a partir da Nota Técnica intitulada "Perfil Escolas Similares", implementada em 2014 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com a Diretoria de Avaliação da Educação Básica.

Esta nota técnica aborda instruções metodológicas para a identificação de escolas com características semelhantes. Entretanto, o instrumento normativo não apresenta possibilidades de visualização e/ou procedimento metodológico para expandir a exploração dos dados disponibilizados. 

Assim, um dos objetivos desta iniciativa é reduzir a limitação de processamento, visualização e análise enfrentadas pelos usuários interessados ​​em ampliar o processo colaborativo entre as escolas brasileiras tendo como olhar direcionar as similaridades que existem entre estas instituições. 

Neste primeiro modelo do LABDAGE, analisaremos as escolas municipais que compõem a Microrregião de Salvador, no Estado da Bahia, com base nos dados coletados sobre as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) nos anos de 2019 e 2021. 

Os dados analisados ​​fazem parte da base de acesso aberto "Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais", disponibilizados pelo Inep e alimentados pelas avaliações diagnosticas Prova Brasil e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambas avaliações são aplicadas em larga escala, e visam verificar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro por meio de testes de confianças e mudanças socioeconômicas.

 Este laboratório tem como premissa incentivar a produção científica através do movimento da Ciência Aberta. Dessa forma, os dados de pesquisa, aqui trabalhandos, são apresentados como uma fonte primária de conhecimento, e seu reuso permite que sejam analisados ​​e discutidos sob diferentes perspectivas, a partir de pesquisas com objetivos em comum. Isso confere maior importância e impulso à medida que a ciência busca tornar-se mais transparente (Silvello, 2018).

Os resultados disponibilizados neste laboratório incluem:

a) Metadados para a construção de futuros conjuntos de dados sobre outras microrregiões de escolas similares; 

b) Conjunto de dados com informações sobre as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental das escolas municipais brasileiras; 

c) Modelo conceitual de processamento dos dados para identificação de similaridades entre escolas preparatórias em redes; 

d) Estrutura documental para a construção do conjunto de dados; 

e) O Framework School Similar 1.0 para processamento;

f) Modelos de visualização em redes interativas web;

g) Meta-analises dos perfis de escolas identificados associados aos indicadores educacionais